respostas exercicio SCM

Discente: Emanoel Carlos
Data: 14/11/2010

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Considerado o maior empregador privado do país, o varejo tem crescido de forma generalizada, em todos os setores e regiões do Brasil, como conseqüência do momento econômico favorável do país.

Dentre os diversos segmentos do varejo, o segmento de móveis e eletrodomésticos é um dos mais importantes, com faturamento em torno de 60 bilhões com mais de 23,5 mil lojas por todo o país. O setor cresce continuamente desde 2004, inclusive em 2009, quando conseguiu superar a crise estimulada por incentivos com a redução de IPI, e sobretudo na região nordeste, onde as família de baixa renda tem cada vez mais acesso à móveis e eletrodomésticos para o lar.

Observações:

  • O volume de vendas de móveis e eletrodomésticos comercializado no Brasil fica próximo a países como Reino Unido e França. Sendo que a linha de grandes eletrodomésticos é o principal produto comercializado no país, a frente de produtos de telefonia, informática e aparelhos portáteis;
  • Dentre os principais mercados do país, três estados do Nordeste (CE, BA e PE, respectivamente) lideraram o crescimento de vendas entre 2001 e 2009. Não coincidentemente, estados do Norte e Nordeste foram onde a a base de usuários de eletrodomésticos como fogão, geladeira e televisão mais cresceu no período.
  • Após crescer à média de 9,2% entre os anos de 2000 e 2009, a expectativa é de crescimento de 18,9% em 2010 e em torno de 10% nos anos de 2010 e 2012.

A produção e distribuição de produtos para atender a demanda dos consumidores envolve os fluxos que permeiam uma complexa rede de processos que incluem fornecedores de matérias primas, fabricantes de produtos acabados e seus atacadistas, distribuidores e varejistas. Toda esta rede de elementos agregadores de valor é chamada de cadeia de suprimentos. A meta dos participantes da cadeia de suprimentos é a sincronização dos fluxos através da rede, para atender a demanda do consumidor final da forma mais econômica. Gerenciar a cadeia de suprimento envolve armazenar e mover produtos e informações através de toda esta rede para disponibilizar os produtos aos consumidores, quando e onde eles estejam desejando, ao menor custo possível.

A chave para uma boa gestão da cadeia de suprimentos é a sincronização dos fluxos entre os elementos desta rede. É nesse contexto que surge o SCM (Supply Chain Management).

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

A empresa possui várias unidades no país com foco no nordeste, que como visto na questão 1 é a região mas promissora no segmento. Dada a proporção, um exemplo de software seria o SAP Supply Chain Management (SAP SCM).

O SAP SCM possui ferramentas e funções para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas e funções incluem:

  • Planejamento — Possibilita modelar cadeias de fornecimento por meio do fornecimento de capacidades de planejamento abrangentes, incluindo o design da cadeia de fornecimento, planejamento de fornecimento e demandas, planejamento de produção e planejamento de transporte.
  • Execução — Integra sistemas de planejamento, promessas, logística e transacional por meio do gerenciamento de
  • materiais, execução de produção, promessa de pedidos, execução de transportes e gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID)
  • Coordenação — Possibilita a você monitorar e analisar processos tanto dentro quanto fora de sua empresa ao permitir o gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento e o gerenciamento de desempenho da cadeia de fornecimento.
  • Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça e atinja objetivos comuns de cadeias de
  • fornecimento por meio de um planejamento colaborativo, previsões e reestoques, suporte a inventário gerenciado pelo vendedor e suporte a inventário gerenciado pelo fornecedor.

SCM: http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/featuresfunctions/index.epx

Fontes Bibliográficas:

[1] http://www.logisticadescomplicada.com/wp-content/uploads/2010/06/GEST%C3%83O-DE-ESTOQUES-E-COMPRAS-NO-VAREJO.pdf
[2] http://portalmoveleiro.com.br/noticia.php?cdNoticia=20958
[3] http://www.portaladm.adm.br/SIG/sig16.htm
[3] http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx


Discentes:Daniel Batista da Silva, Carlos Fernando da Silva, Glaydson Martins do Vale - 4º BCC
15/11/2010.

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Fatores determinantes e vantagens do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

• Aumente os lucros de receita através da colaboração com o fornecedor.
• Aumente o atendimento ao cliente e diminua as faltas de estoque.
• Diminua os custos relacionados ao carregamento de inventário.
• Otimize a sua cadeia de valor para a redução de custos e melhoria na lucratividade.
• Reduza custos operacionais na empresa toda.
• Aumente a competitividade.
• Crie visibilidade para a cadeia de abastecimento, inclusive entre os parceiros de comércio.
• Adapte-se rapidamente às mudanças das condições de mercado e se ajuste sem ocasionar impacto negativo no cliente.

Por que utilizar o Centro de Avaliação de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento?

• Entenda como aplicativos diferentes irão melhorar a entrega da cadeia de abastecimento, o desempenho em relação aos custos e a execução de pedidos.
• Examine as características de gerenciamento de armazém e lógica para funções de recolhimento, armazenamento e abastecimento.
• Selecione fornecedores que oferecem o gerenciamento de transporte apropriado para a sua região ou de forma global.
• Avalie ambientes de colaboração e termos de relacionamentos, assim como detalhes para parceiros dentro da sua cadeia de abastecimento.
• Tenha certeza de que a tecnologia é apropriada ao seu ambiente e se integra em múltiplas empresas

Riscos do Software de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

• Selecionar o aplicativo inadequado de SCM pode afetar seus negócios de maneira geral, desde o aprovisionamento e a montagem até a distribuição.
• Um sistema de SCM que não está suficientemente integrado com o restante dos seus aplicativos de software empresarial pode ocasionar rupturas sérias.
• Nas empresas com múltiplos departamentos, instalações ou parceiros, um sistema de SCM legado ou manual pode ocasionar problemas sem solução.

Fonte: http://scm2.technologyevaluation.com/pt/

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa. Descreva os recursos oferecidos por esta solução tecnológica e qual é a empresa que a desenvolveu. Informe o link na internet.

QUEM É A INFOR?

Um fornecedor de software tão empreendedor quanto você.
A Infor é um dos maiores provedores de soluções empresariais do mundo. Nós desenvolvemos e adquirimos soluções com funcionalidades específicas. E fazemos melhor. Nós investimos em pesquisas, inovações e melhorias. Nós trabalhamos arduamente para simplificar e reduzir o tempo de implementação. Nós fornecemos nossas soluções, serviços e suporte globalmente. E oferecemos opções de compra mais flexíveis.
Nosso objetivo: Oferecer a melhor opção de software e um custo total de propriedade menor para nossos clientes.

  • list item

Infor - Aplicativos para o Varejo
Ferramentas para suprir multi canal de varejo.
O mundo do mercado a varejo hoje em dia é complexo e extremamente competitivo – com a expansão global, proliferação de canais, comoditização de produtos, demanda do consumidor por variedade, opções e desafios em logística como fatos a serem confrontados. Contudo, grandes expectativas financeiras permanecem. Sustentar o crescimento através de novos mercados e construir fidelidade vitalícia de consumidores provavelmente serão sua prioridade número um.

  • list item

A Infor - Aplicativos para o Varejo já ajudou centenas de varejistas a desenvolver seus negócios adquirindo novos clientes, aumentando a repetição de negócios, melhorando a disponibilidade de prateleira dos produtos, reduzindo custos na cadeia de suprimentos e melhorando o desempenho financeiro geral – sem a necessidade de substituição de sistema ou implementação dispendiosa.

Infor - Aplicativos para o Varejo inclui:
Infor CRM (Customer Relationship Management) -assegurar fidelidade do cliente e uma experiência de cliente consistente em um ambiente multi canal, assim como efetuar vendas cruzadas eficazes, sobrevendas, e programas de retenção; processos com os quais os clientes se deparam na entrada e na saída; interações inteligentes em tempo real.

Infor SCM (Supply Chain Management) - planejamento de cadeia de suprimentos, planejamento de demandas, planejamento de reabastecimento, gerenciamento de logística de transporte, gerenciamento de armazenamento e gerenciamento de eventos.

Infor FMS (Financial Management System) e Infor HCM (Human Capital Management) - gerenciamento financeiro multinacional e gerenciamento de talentos.

Infor SRM (Supplier Relationship Management) - colaboração com fornecedores, automatização de sourcing e procurement, consolidação de compras.

Infor PM (Performance Management) - software de gerenciamento de desempenho, incluindo indicadores de painel de instrumentos e indicadores-chave desempenho; software de inteligência comercial (IB) para decisões comerciais eficazes.

Infor Open SOA (Service-Oriented Architecture) - uma abordagem arquitetônica que ajuda empresas de varejo a otimizarem a agilidade de suas soluções Infor para uma maior eficiência comercial.

Site da empresa: http://brasil.infor.com/industries/retail/

--—#----#-----#-----#------
Discentes:Paulo Sergio de Almeida Santos - 4º BCC
17/11/2010.

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.
Bem mediante as dificuldades e queixas do gerente do certo descontrole nas programações de compras, gerando falta de alguns tipos de mercadorias e excesso de outras, afetando os estoques. Daí como consequência o aumento dos custos e ameaçando a satisfação dos clientes. Se faz necessário o uso de um SCM (supply chain management) que é um gerenciamento da cadeia de suprimentos, um sistema pelo qual a organização entregam seus produtos aos seus clientes, numa rede interligada, assim criá-la uma otimização dos estoques, assim como a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado. Um SCM diminui os custos, pois traça diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade. Define um melhor planejamento de distribuição, o que se faz necessário para a organização sitada, podendo até modificar seu processo de compra, para que seja mais decentralizada, melhorando o tempo de transporte para as filiais mais afastadas.
“Já 23% das empresas percebem o impacto positivo que a adoção de uma metodologia sistemática e estruturada de SCM pode trazer. Nesse caso, os benefícios são divididos em três campos: operacional (por exemplo, redução de variedades, custos e retrabalhos), tático (redução do tempo do ciclo dos processos, melhoria do nível dos serviços e aumento da produtividade) e estratégico (aumento da fatia de mercado, conquista de novos mercados e, principalmente, melhoria na margem e capacidade de geração de valor).”

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

Como uma possível solução de SCM temos a OrangEye Supply Chain Management que fornece os seguintes serviços:
• A criação de Portais com colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores de modo a informar, interagir e transaccionar;
• Análise da cadeira de valor;
• Planeamento da cadeira de fornecimento;
• Procura de produtos e serviços;
• Integração com B2B Marketplaces;
• Desenho e conceptualização do processo produtivo.

fontes
[http://www.executivesondemand.net/managementsourcing/images/stories/artigos_pdf/produtividade/Os_7_fatores_sucesso_do_SCM.pdf]
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_cadeia_de_suprimentos]
[http://www.orangeye.com/index.php?id=29&lang=br]


Discente: Adonias Ferreira Ramos
Data: 17 de Novembro

1 - Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

As empresas, antes vistas como empreendimentos com limitadas responsabilidades perante o mercado consumidor, que não se preocupavam com a concorrência e com a plena satisfação dos clientes, atualmente se depararam com uma situação totalmente inusitada que as impeliu a rever seus conceitos e as conduziu a freqüentes mudanças em seus sistemas produtivos e de atendimento aos clientes. Percebe-se a ênfase na melhora do nível de serviço logístico, na agilidade de resposta aos anseios dos consumidores e conseqüentemente na necessidade de integração da logística dos clientes e fornecedores.

O desenvolvimento de técnicas e ferramentas para melhorar a gestão da cadeia de fornecimento contribui para uma melhor estratégia e prática. A aplicação dessas ferramentas leva a alternativas que permitem tomar melhores decisões. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência. O SCM é um sistema pelo qual as organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores numa rede de organizações interligadas. Ele lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Assim, usando um SCM será possível fazer:

• Planejamento (previsão) da demanda;
• Otimização da rede estratégica, ou seja, quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado;
• Fazer uma produção e planejamento de distribuição;
• Fazer um planejamento de redução de custos;
• Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
• Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
• Manter o menor estoque possível, garantido que nenhum produto estará em falta quando for solicitado;
• Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimentos;
• Enfim, reduzir custos, ampliar a eficiência e aumentar os lucros.
• …

Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição. É fundamentas que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, através da TI, mas não basta apenas colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. É necessário ampliar a ação estratégica, que é exatamente a idéia do SCM.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa. Descreva os recursos oferecidos por esta solução tecnológica e qual é a empresa que a desenvolveu. Informe o link na internet.

Existem vários softwares especializados em SCM que poderiam ajudar a essa empresa, como, por exemplo: Zemeter (da Microsoft), Oracle SCM, o SCM da Senior Sistemas, e vários outros, sendo que escolhi o SAP SCM, uma vez que ele é um software de cadeia de suprimentos que possibilita que empresas adaptem seus processos de cadeia de fornecimento a um ambiente de concorrência em constante mudança, que é o que vem acontecendo com a empresa em estudo.

Nos dias que correm, é enorme a pressão no sentido de reduzir custos, aumentar a inovação e melhorar o serviço e tempo de resposta aos clientes. O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) facilita a colaboração, o planejamento, a execução e a coordenação de toda a rede da cadeia logística.

O software SAP SCM — incluído no SAP Business Suite — oferece uma abrangente funcionalidade para suportar uma rede de cadeias de suprimentos adaptáveis e se integrar suavemente a softwares SAP e não-SAP.

O SAP SCM permite que você ajuste-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado e mantenha-se focado no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à sua empresa.

O software SAP SCM possibilita redes de fornecimento adaptáveis ao oferecer à sua empresa capacidades de planejamento e execução para gerenciar operações empresariais. Como resultado, a sua empresa pode atingir melhorias mensuráveis e sustentáveis com a redução de custos, aumentos nos níveis de serviços e ganhos de produtividade – levando a maiores margens de lucros.

O SAP SCM pode ajudá-lo a transformar uma cadeia de fornecimento linear tradicional em uma rede adaptável pela criação de uma comunidade de empresas focadas em consumidores que compartilham conhecimentos e se ajustam de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado.

O SAP SCM reduz custos:
• aumentando produtividade por meio de um gerenciamento de exceções eficiente e maior visibilidade da cadeia de fornecimento.
• reduzindo despesas com recursos que ocorrem como resultado de manter sistemas diferentes.

O SAP SCM aumenta oportunidades de receita:
• aumentando níveis de serviço ao consumidor e reduzindo situações de indisponibilidade de produtos.
• implementando um verdadeiro sistema global de disponível-para-promessa (available-to-promise, ATP) e provendo uma disponibilidade precisa de produtos e possibilidades de substituição.
• aumentando o compartilhamento de informações e melhorando a resposta a mudanças inesperadas na demanda.

O SAP SCM melhora o retorno de bens materiais:
• diminuindo o investimento capital por meio de planos de produção e distribuição mais eficientes.
• melhorando a taxa de atendimento a pedidos e expandindo as margens de produtos.

Adicionalmente, o SAP SCM se adapta para atender a suas necessidades à medida em que sua empresa muda, permitindo que você maximize o valor de seu investimento em tecnologia.

Fontes:

http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx
http://www.qualilog.com.br/principal/produtos/scm/perguntas_respostas.htm
http://dba-adilson-silva.blogspot.com/2008/06/beneficios-do-oracle-scm_04.html
https://csm.oracle.com/CSP/ui/index.html


Discente: Micael Soares
Data: 17/11/2010

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Um SCM é um sistema que lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Tendo em vista isso, uma das formas pelo qual ele ajudaria seria na redução do stocks, redução essa que não visa limitar ou simplesmente diminuir o stock, mas garantir também que sempre aja quantidade suficiente para atender a demanda dos clientes, só que sem desperdício. Assim essa melhor gerencia traria lucros tanto pela redução de gastos com produtos comprados em excesso desnecessariamente, como uma melhora na satisfação do cliente que terá um garantia maior de que o produto que deseja esteja disponível.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

Breve descrição do software:

O Generix SCE, da Generix Group, é uma ferramenta de gestão de armazéns e de fluxos logísticos de abastecimento entre diferentes locais de armazenamento. Operado em tempo real e assegurando total rastreabilidade, a solução adapta-se as situações da atividade e dos produtos e considera os riscos logísticos para reorganizar as tarefas. Ele está adaptado à gestão de todos os tipos de produtos (Congelados, Frescos, Têxteis, Pequenos/Grandes Electrodomésticos, Bazar, …) e todos os tipos de atividade (VAD, Negócio, Distribuição Alimentar, Distribuição especializada, Prestadores de Serviços Logísticos, …) .

As funcionalidades:

•A gestão da topologia do armazém e da tipologia dos produtos.
- Definição livre das zonas (recepção, controlo, armazenamento, preparação, carregamento, …) e dos locais.
- Gestão dos locais dinâmicos
- Afectação dos operadores aos meios de preparação e zonas
- Consideração da tipologia dos produtos (gestão da proximidade, produtos sensíveis, perigosidades, incompatibilidades, etc.)
•Marcação de encontro com os transportadores
•Processo de recepção, de arrumação e de controlo de qualidade
•Processo de preparação e pickings múltiplos
- Preparação em duas fases, enchimento e picking, transferências e reabastecimentos
- Preparação por carrinho, picking unitário
- Pré-embalagem, Gestão das embalagens
- Planificação e Gestão dos carregamentos
- Gestão dos incómodos
- Cross docking, trânsito partilhado ou não
•Gestão dos fluxos logísticos inter-armazém
•Quadro de controlo e gestão
•Controlo do nível de serviço

Site da Empresa: http://www.pt.generixgroup.com/

Fontes:

[1] http://www.sap.com/brazil/index.epx
[2] http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/scm.php3
[3] http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2918
[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Supply_chain_management
[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_cadeia_de_suprimentos

========Discente César Magno Gomes da Silva 4º Período BCC=======================
Data: 17/11/2010

Questão 1

Considerando como problemas principais da empresa:

1. O grande número de produtos e requisições de produtos que precisam ser gerenciados.
2. O complexo contato entre a grande base de fornecedores de produtos disponíveis.
3. As pressões de mercado impostas pela existência de concorrência
4. A identificação de gargalos de gerenciamento dos estoques, causando desperdício ou então falta de produtos.
5. A existência de filiais desta empresa em toda região Nordeste
6. A necessidade de centralização dos processos de vendas, já que a empresa tem várias filiais.

Entre os problemas abordados por um SCM estão:

• Estratégico otimização da rede, incluindo o número, localização e tamanho da armazenagem, centros de distribuição e instalações.
• Parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e clientes, criando canais de comunicação para informações críticas e melhorias operacionais, tais como cross-docking (expressão utilizada para indicar os produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade e que não são estocados, mas apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de vendas sem passar pelo processo de estocagem), transporte direto, e logística de terceiros.
• Produto de gerenciamento de ciclo de vida, de modo que os produtos existentes e novos podem ser perfeitamente integrados na cadeia de suprimentos e gestão de capacidades.
• Decisões de produção, incluindo a contratação, programação e definição do processo de planejamento.
• A avaliação comparativa de todas as operações contra os concorrentes e implementação de melhores práticas em toda a empresa.
• Diário de produção e planejamento de distribuição, incluindo todos os nós da cadeia de abastecimento.
• O planejamento de demanda e de previsão, coordenando a previsão de demanda de todos os clientes e compartilhar com a previsão de todos os fornecedores.
• Sourcing de planejamento, incluindo estoque atual e previsão de demanda, em colaboração com todos os fornecedores.
• Informações: Integração dos processos através da cadeia de abastecimento para compartilhar informações valiosas, incluindo sinais de demanda, previsão, inventário, transporte, colaboração em potencial, etc.

Questão 2

O Software desta empresa oferece soluções para uma variedade de indústrias, incluindo:

• Manufatura
• Transporte e Logística
• Varejo

Algumas das ferramentas fornecidas por este software:

Projeto Estratégico de Rede—ferramentas de modelagem e otimização para determinar o número, a localização, o tamanho e a capacidade de instalações mais eficazes para atender às metas de serviços dos clientes.
Planejamento de Demanda—ferramentas de previsão, interface de colaboração baseada na Internet, e elaboração de relatório de operações e vendas, assim como métricas que ajudam as empresas a prever e moldar as demandas dos clientes com maior precisão.
Planejamento de Distribuição—Análise de estoque e cálculos-alvo de estoques variáveis com o tempo para garantir o equilíbrio ótimo entre níveis de serviço e investimento de inventário, planos sincronizados de reabastecimento, para todos os pontos de rede imediatamente de volta a fontes de fabricação e fornecimento para melhor visibilidade.
Gerenciamento de Eventos—tecnologia de gerenciamento de exceções em tempo real para detectar mudança condicional em qualquer lugar na cadeia de suprimentos e comunicá-la instantaneamente para que seja resolvida.
Transporte e Logística—planejamento de transporte, procurement de transporte, planejamento de rota, gerenciamento de transporte, embarque de pequenas encomendas, e logística de comércio internacional para operações globais, multi modais.

As funcionalidades acima mostram o “INFOR SCM” que trabalha otimizando os processos de produção, logística e armazenamento, portanto enxugando gastos. É um sistema que interage com os processos de requisição feitos aos fornecedores e que através de ferramentas web faz análise de demandas, gerando relatórios e ajudando o cliente do SCM a melhorar seu atendimento, além de oferecer em seu site, muitos meios para suporte e auxílio ao seu cliente.

Link da empresa:
http://brasil.infor.com/solutions/scm/

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Supply_chain_management
http://lcm.csa.iisc.ernet.in/scm/supply_chain_intro.html

**--------
-»»» «««

Trabalho 04
Equipe de Pesquisa:David Willians, Francielly Falcão, Samuel Carlos, Valter Jorge**

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Um objetivo básico na SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, tanto através da redução dos custos, como através da adição de mais valor aos produtos finais [1]. Sobre essa ótica e tendo em vista os problemas supracitados que são enfrentados pela organização descrita anteriormente, é proposto que seja implementado um SCM na referida organização. Pois o SCM pode contribuir decisivamente não apenas para a geração de valor, como também
para sua sustentabilidade, desde que seja bem planejado, organizado e implementado.
Um SCM colaboraria de forma dramática para a reorientação do modelo de processo de aquisição e manutenção de estoque da empresa. Essa reorientação, caso implementada, faria com que as unidades da organização adquirissem apenas o necessário para sua operação, controlando as contas relativas às compras em nível local, e com todos os níveis locais controlados, o nível global também entraria em controle. Uma vez controlado o processo de compras e estocagem, as unidades da organização teriam plenas condições de disponibilizar os produtos desejados pelos clientes, pois o SCM ajudaria a identificar a demanda local também, durante o processo de compras. Por fim, de posse dessas informações, o comando central da organização pode traçar novas estratégias para atender melhor sua clientela, identificando nichos e combatendo a concorrência de maneira mais eficaz. A metodologia SCM se destina exatamente a isso: reduzir custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo cliente final. Tais objetivos são alcançados por meio do rompimento das barreiras entre departamentos e unidades da empresa e implica a adoção de práticas como fornecimento mundial, parcerias com fornecedores, redução de estoques em toda a cadeia de fornecimento, revisão do sistema de distribuição, aprimoramento do sistema de informação e melhoria da previsão de vendas, entre outras.

Referências:
http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/supply_chain_v5.html

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa. Descreva os recursos oferecidos por esta solução tecnológica e qual é a empresa que a desenvolveu. Informe o link na internet.

Após pesquisa e analise, optou-se em utilizar como exemplo o SCM desenvolvido pela SAP, por prover as funcionalidades necessárias a organização em questão e por participar de um pacote mais amplo que pode, caso adicionado, a posteriori, ampliar o desempenho da empresa em seus processos de gestão
Descrição do produto oferecida pela própria empresa:
“O software SAP SCM — incluído no SAP Business Suite — oferece uma abrangente funcionalidade para suportar uma rede de cadeias de suprimentos adaptáveis e se integrar suavemente a softwares SAP e não-SAP.
O SAP SCM permite que você acesse os conhecimentos e recursos de seus colegas, ajuste-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado e mantenha-se focado no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à sua empresa.”[1]
Funcionalidades do produto descritas pelo fornecedor do mesmo:
Ferramentas e Funções

O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) é o único software que traz uma gama completa de ferramentas e funções para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas e funções incluem, simplificadamente:
• Planejamento — Possibilita modelar cadeias de fornecimento por meio do fornecimento de capacidades de planejamento abrangentes, incluindo o design da cadeia de fornecimento, planejamento de fornecimento e demandas, planejamento de produção e planejamento de transporte.
• Execução — Integra sistemas de planejamento, promessas, logística e transacional por meio do gerenciamento de materiais, execução de produção, promessa de pedidos, execução de transportes e gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID)
• Coordenação — Possibilita a você monitorar e analisar processos tanto dentro quanto fora de sua empresa ao permitir o gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento e o gerenciamento de desempenho da cadeia de fornecimento.
• Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça e atinja objetivos comuns de cadeias de fornecimento por meio de um planejamento colaborativo, previsões e reestoques, suporte a inventário gerenciado pelo vendedor e suporte a inventário gerenciado pelo fornecedor.

Detalhamento das funcionalidades propostas
Planejamento

O planejamento é um ingrediente essencial para construir redes de cadeias de fornecimento de sucesso. E SAP Supply Chain Management (SAP SCM) traz capacidades de planejamento abrangentes que lhe permite prever, otimizar e reservar tempo, materiais e outros recursos vitais. Ferramentas e Funções incluem:
• Design de Cadeia de fornecimento – planejadores e tomadores de decisão recebem uma visão centralizada de toda a rede de cadeias de produção. Isso dá suporte ao planejamento empresarial tático e estratégico ao deixar que empresas testem como mudanças no mercado, na empresa ou na demanda podem afetar a cadeia de fornecimento.
• Planejamento de demanda e fornecimento – Um planejamento avançado e totalmente abrangente possibilita um suporte completo para as necessidades que a empresa tem de planejamento tático e estratégico. Usando um planejamento colaborativo de demanda, parceiros podem expandir demanda histórica para conduzir previsões, planejamento de promoções e planejamento de inventário. Com fornecimento colaborativo e planejamento de distribuição, parceiros podem juntamente planejar aquisições, produções, distribuição e transporte. Planejamento de oferta e demanda também fornece uma otimização imediata a uma ampla gama de indústrias.
• Planejamento de produção – Planejadores podem criar planos de produção viáveis que vão além da localização dos produtos. Planejamento de produção otimiza requerimentos de recursos baseado em heurística ou regras de otimização. Para necessidades de médio e longo prazo, um planejamento certeiro determina os requerimentos adicionais de materiais e recursos, tais como máquinas, ferramentas de produção de recursos e pessoal. Para necessidades imediatas, o planejamento e mais finito e se focaliza em agendas específicas de recursos e construção. Resoluções, dados em tempo real e alta visibilidade da cadeia de produção – com indicadores-chave de desempenho (key performance indicators, KPIs) e alertas – dão apoio ao processo de tomada de decisões do planejador.
• Planejamento de transporte – Empresas podem determinar a forma de envio certa, meios de transporte e rotas baseadas no menor custo de entrega, enquanto levando em consideração as limitações de transportes. O planejamento de transporte se integra com qualquer sistema empresarial de execução de transportes ou solução de transporte sob medida. Permite que remetentes otimizem o uso da capacidade disponível em caminhões, trens, navios e aviões – tanto para transportes de entrada quanto de saída – para planejar a capacidade de armazenamento mais eficientemente e reduzir custos.

Execução

O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) traz excelência em execução de cadeias de fornecimento e a melhor funcionalidade possível ao integrar o gerenciamento de pedidos, transportes e processos de estoque e ao ligar processos financeiros, de produção e compra. Ferramentas e funções incluem:
• Gerenciamento de materiais – Com o compartilhamento de informações e pedidos de aquisição, o SAP SCM assegura que os materiais necessários para produção estão no lugar certo, no momento certo. Aquisições baseadas em planejamentos, gerenciamento de inventário e cobrança completam o ciclo de feedback entre demanda e oferta – e melhora níveis de preenchimento e satisfação de clientes graças a uma maior velocidade de recarga, confirmação de entrega e precisão de boletos.
• Execução de produção – SAP SCM traz apoio a todos os processos de produção, incluindo engenharia-para-pedido, produção-para-pedido, configuração-para-pedido e produção-para-estoque. Ele também gera agendas otimizadas de produção que levam em consideração limites em tempo-real de materiais e capacidades. Ao integrar a produção a outros processos de cadeia de fornecimento, SAP SCM permite uma visão rápida e flexível de respostas a mudanças de engenharia e necessidades de consumidores.
• Processamento de pedidos – baseado na capacidade global de disponível-para-promessa (available-to-promise, ATP), a promessa de pedidos recebe solicitações de sistemas de gerenciamento de pedidos ou de CRM e determina quando um produto estará disponível ou pode ser construído. Também mostra quanto o produto irá custar e quanto tempo demorará para ser entregue. Promessas de pedidos é o elo crítico entre sistemas de gerenciamento de pedidos / CRM e sistemas de planejamento de cadeias de fornecimento, provendo uma visão da disponibilidade de produtos.
• Execução de transportes – SAP SCM permite que empresas distribuídas gerenciem transportes de um local central ou de localizações em qualquer unidade empresarial. Gerentes de transportes podem consolidar pedidos e otimizar o envio de mercadorias de fornecedores para consumidores - para obter o máximo de eficiência para seus dólares de transporte. Eles também podem considerar limitações de transportes e custos, enquanto asseguram que as mercadorias chegam pontualmente. SAP SCM tem apoio à facilitação e reserva de transporte, seleção de meio de transporte, construção de carga, cálculo do custo de entrega, impressão de documentos e gerenciamento de comércio internacional, como listas de grupos excluídos e embargos.
• Gerenciamento de depósitos – gerenciamento de depósitos concilia pedidos abertos de compras com chegadas de mercadorias, dá apoio a um sistema de armazenamento que lembra onde cada produto foi guardado e otimiza a seleção de funcionários. O gerenciamento de depósitos também provê suporte a tarefas de depósitos, como manipulação de bens, rotulagem e a colocação em kits.

Coordenação

Através da coordenação da cadeia de fornecimento, SAP Supply Chain Management (SAP SCM) aumenta a visibilidade e controle, otimiza custos e integra processos ao permitir que empresas monitorem e analisem processos, tanto internamente quanto externamente. Ferramentas e funções incluem:
• Gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento – Empresas podem sentir e responder a mudanças em planos que ocorrem ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Monitoramento em casa fase dos processos da cadeia de fornecimento confere uma visibilidade desde a cotação de preços, passando por aquisições, até a entrega do produto. Gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento também distribui alertas e recomenda ações a serem tomadas quando eventos-chave não acontecem – assim como relatórios detalhados sobre o status da cadeia de fornecimento.
• Gerenciamento do desempenho da cadeia de fornecimento – gerenciamento do desempenho da cadeia de fornecimento mede, monitora e exibe indicadores-chave de desempenho associados a processos de cadeias de fornecimento. Ele permite que tomadores de decisões controlem a eficácia da cadeia de fornecimento extendida de forma pró-ativa e compartilhar esta visão com parceiros de negócios
Colaboração
Através de colaboração na cadeia de fornecimento, SAP Supply Chain Management (SAP SCM) possibilita que empresas se foquem em clientes ao conectar pessoas, processos e dados de forma estratégica. Ferramentas e funções incluem:
• Suporte a CPFR – SAP SCM traz suporte a planejamento, proveção de suprimentos e previsões colaborativas (collaborative planning, forecasting, and replenishment, CPFR) e tem a certificação do comitê de Voluntary Interindustry Commerce Standards (VICS). Isso permite que produtores colaborem para aumentar receita, melhorar serviços e reduzir níveis e custos de inventário. SAP dá suporte a processos CPFR baseados em exceções que permitem que empresas adicionem parceiros de revenda sem um aumento proporcional do quadro de funcionários. Produtores podem se assegurar que o SAP SCM se integra fácil e rapidamente a sistemas de revenda.
• Suporte a VMI - SAP SCM traz suporte a inventário gerenciado pelo vendedor (Vendor-Managed Inventory, VMI), um processo de colaboração usado em muitas indústrias. Este processo de provimento de suprimentos reduz custos, aumenta a utilização e melhora o serviço ao consumidor. O processo de VMI é parte integrante do SAP SCM e pode ser implementado rapidamente através da Web, tornando o uso prático e rápido para uma variedade de consumidores.
• Suporte a SMI – SAP SCM suporta inventário gerenciado pelo fornecedor (supplier-managed inventory, SMI) ao permitir que empresas usem a Internet para ganhar visibilidade sobre seus fornecedores e gerenciar processos de provimento de suprimentos. Fornecedores podem ver o status de suas peças em todas as plantas, receber alertas automáticos quando o nível de estoque estiver baixo e responder rapidamente via Web. SAP SCM imediatamente integra o inventário mais recente e informações de provimento de suprimentos com sistemas de transações e planejamento, de forma que todas as partes se mantêm atualizadas.

Referências:
http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx


Equipe: Carlos Adriano, Carlos Alexandre, Fábio Batista, Joseniel Gleydson

1 - Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Analisando os problemas apresentados é altamente perceptível a necessidade de ferramentas que automatizem processos que gerenciem os setores da empresa que apontam um comprometimento da qualidade e satisfação do cliente, a saber, programação de compra, logística e estoque. É nesse cenário que propomos o uso de uma ferramenta madura de SCM (Supply Chain Management), por contar com características que estão diretamente ligadas ao núcleo do problema verficado. Algumas das funcionalidades providas por boas ferramentas de SCM do mercado são:

•Processo de Reposição Inteligente e Distribuição Inteligente;
•Monitoramento de processos de produção e estoques;
•Projetos de planejamento e consultoria em SCM, entre outros.

A automatização dessas tarefas com o uso de ferramentas de SCM resultam na diminuição da possibilidades de erro humano o que representa também diminuição de custos. Outra característica é permitir que os estoques estejam em níveis satisfatórios para a empresa, mantendo a quantidade necessária pra atender a demanda mas sem haver o que chamamos de over-stock, que é quando o estoque encontra-se em níveis elevados em relação a necessidade da empresa, geralmente resultado em prejuízos.
Ao implementar tais soluções e consequentemente melhorando a gerencia de estoques e reduzindo custos, a empresa torna-se mais competitiva podendo oferecer atratividade em seus preços. Estes são fatores consideráveis para a satisfação do cliente, pois garante disponibilidade do produto e preços menores.
Pelos fatores apresentados e pelos benefícios conseguidos com SCM, é recomendável fortemente seu uso para solucionar algumas questões de gerenciamento existentes e garantir um bom relacionamento com o cliente.

2 - Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa. Descreva os recursos oferecidos por esta solução tecnológica e qual é a empresa que a desenvolveu. Informe o link na internet.

Infor SCM (Supply Chain Management)

Preenchendo a visão conceito-ao-cliente.

Operar uma cadeia de suprimentos que seja tolerante para com o caos em um mundo de incertezas cada vez maiores é uma missão impossível a menos que você tenha software SCM específico aos negócios que ajude a gerenciar complexidade e aumentar sua lucratividade, competitividade e crescimento.
A Infor SCM (Supply Chain Management – Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos) atende ao desafio com funcionalidade especializada levando em consideração as diferentes perspectivas das cadeias de suprimentos e os desafios comerciais ímpares dos fabricantes, varejistas e provedores de transporte e serviços de logística. Ao se associar com a Infor, você tem a garantia de possuir soluções SCM abrangentes entregues por um único fornecedor, com melhores práticas e custo total baixo embutido de titularidade, que combinem com todas as suas prioridades comerciais desde projeto de rede / esboço de pedidos até a entrega – do conceito-ao-cliente.

+As soluções de gerenciamento de estoque e logística da cadeia de suprimentos da Infor ajudam empresas como a sua a:

•Reduzir custos operacionais da cadeia de suprimentos para uma lucratividade maior
•Melhorar serviços ao cliente para otimizar a competitividade
•Gerenciar o crescimento e a expansão para melhorar a receita e a participação no mercado
•Tornar-se líderes na cadeia de suprimentos

A Infor SCM é uma solução global com implementações em mais de 1.600 áreas de clientes em 40 países. Apoiada por especialistas em domínio que conhecem o gerenciamento das cadeias de suprimento e os desafios que vocês enfrentam, nosso planejamento para cadeia de suprimentos e soluções de execução consiste nos seguintes componentes-chave:

•Projeto Estratégico de Rede—ferramentas de modelagem e otimização para determinar o número, a localização, o tamanho e a capacidade de instalações mais eficazes para atender às metas de serviços dos clientes; planejamentos táticos distribuído em ciclos para determinar onde e quando fazer, comprar, armazenar e mover produtos através da rede.

•Planejamento de Demanda—ferramentas de previsão, interface de colaboração baseada na Internet, e elaboração de relatório de operações e vendas, assim como métricas que ajudam as empresas a prever e moldar as demandas dos clientes com maior precisão.

•Planejamento de Distribuição—Análise de estoque e cálculos-alvo de estoques variáveis com o tempo para garantir o equilíbrio ótimo entre níveis de serviço e investimento de inventário, planos sincronizados de reabastecimento, para todos os pontos de rede imediatamente de volta a fontes de fabricação e fornecimento para melhor visibilidade.

•Planejamento de Fabricação—sistema de planejamento avançado baseado em restrições para engenharia, montagem e ambientes de fabricação repetitivos; ferramentas semelhantes para fabricantes de processos.

•Programação da Produção—programação finita de capacidade para ambientes repetitivos, de engenharia e de montagem, assim como instalações para produção de processos de lotes.

•Transporte e Logística—planejamento de transporte, procurement de transporte, planejamento de rota, gerenciamento de transporte, embarque de pequenas encomendas, e logística de comércio internacional para operações globais, multi modais.

•Gerenciamento de Armazenamento—preenchimento de ponta-a-ponta e distribuição incluindo estoque, mão de obra e gerenciamento de trabalho e tarefa, assim como embarque e desembarque cruzado, serviços de valor agregado, gerenciamento de pátios, titularidade múltipla de estoques e cobrança / faturamento, assim como distribuição dirigida por voz.

•RFID—estrutura abrangente de habilitação de RFID, agregando valor ao negócio através da otimização para os fabricantes e outras empresas, assim como cumprimento para com soluções para o varejo, produtos farmacêuticos, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e outros.

•Gerenciamento de Eventos—tecnologia de gerenciamento de exceções em tempo real para detectar mudança condicional em qualquer lugar na cadeia de suprimentos e comunicá-la instantaneamente para que seja resolvida.

Fonte: Infor


-— Discente: Ygor César --—-

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Supply Chain Management(SCM) ou Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o SCM permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.

O objetivo de um SCM é maximizar os relacionamentos entre as partes da cadeia produtiva, interna ou externa, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente.

Alguns benefícios do uso são:
- Integra totalmente a cadeia de fornecedores;
- Acomoda a diversificação e a adaptabilidade dos produtos;
- Aumenta a flexibilidade para atender as mudanças da demanda;
- Reduz o tempo de entrega;
- Reduz os custos da fabricação do produto;
- Aumenta o aproveitamento das operações de serviço.

Aplicando um SCM ao exemplo do texto, de primeiro momento em alguns dos problemas apresentados encontrariamos soluções instantaneas, como uma maior centralização da estrutura e um controle de estoque flexivel atendendo a mudanças de demanda, de segundo momento outros problemas seriam solucionados como a satisfação dos clientes e a recuperação do seu mercado.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

Descrição breve:

SAP Supply Chain Management (SAP SCM)
Nos dias que correm, é enorme a pressão no sentido de reduzir custos, aumentar a inovação e melhorar o serviço e tempo de resposta aos clientes. O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) facilita a colaboração, o planejamento, a execução e a coordenação de toda a rede da cadeia logística.
O software SAP SCM oferece uma abrangente funcionalidade para suportar uma rede de cadeias de suprimentos adaptáveis e se integrar suavemente a softwares SAP e não-SAP.
O SAP SCM permite que você acesse os conhecimentos e recursos de seus colegas, ajuste-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado e mantenha-se focado no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à sua empresa.
Benefícios de Negócios
O SAP SCM reduz custos:
• diminuindo o inventário total de rede para sua cadeia de fornecimento e aumentando viradas de inventário.
• aumentando produtividade por meio de um gerenciamento de exceções eficiente e maior visibilidade da cadeia de fornecimento.
• reduzindo despesas com recursos que ocorrem como resultado de manter sistemas diferentes.
O SAP SCM aumenta oportunidades de receita:
• aumentando níveis de serviço ao consumidor e reduzindo situações de indisponibilidade de produtos.
• implementando um verdadeiro sistema global de disponível-para-promessa (available-to-promise, ATP) e provendo uma disponibilidade precisa de produtos e possibilidades de substituição.
• aumentando o compartilhamento de informações e melhorando a resposta a mudanças inesperadas na demanda.
O SAP SCM melhora o retorno de bens materiais:
• diminuindo o investimento capital por meio de planos de produção e distribuição mais eficientes.
• reduzindo o investimento em inventário pelo aumento de viradas de inventário em lojas e depósitos.
• melhorando a taxa de atendimento a pedidos e expandindo as margens de produtos.
Adicionalmente, o SAP SCM se adapta para atender a suas necessidades à medida em que sua empresa muda, permitindo que você maximize o valor de seu investimento em tecnologia.

Link da empresa: http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx

Fontes:
[1]http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=743
[2] http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/definicao-de-supply-chain-management-e-sua-diferenciacao-de-logistica/24889/
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_cadeia_de_suprimentos


-Rennan Albuquerque——

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Ajudaria porque é o método de tornar o canal logístico mais eficiente e competitivo, tornar o fluxo de materiais e informação entre o vendedor e o comprador.
Tem como finalidade fazer com que as empresas agreguem valor ao cliente desde a produção até a entrega ao cliente final.reduzir os custos de fornecimento, reduzir o tempo total (tempo do pedido até a entrega), aumentar margens de produtos, aumentar a produção e o retorno de investimentos.


2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

INFOR SCM

Redução em:
* Tempo de produção
* Inventários obsoletos ao produzir justamente o que vão comprar
* Custos operativos ao registrar detalhadamente os custos de cada pedido e poder avaliar onde se pode
* Investimento em:

* Produtividade por máquina/homem para automatizar e ser mais eficiente em seus processos produtivos

Otimização em:

* Rotas de transporte, resultando em menores custos e menores tempos de entrega
* Espaço de armazenamento ao planejar bem o que produz , de acordo com seus pedidos

Melhoria na:

* Satisfação de seus clientes ao entregar pedidos sem perda de tempo

Sua empresa planeja a produção de acordo com a demanda efetiva que possui, dimuindo os gastos de matéria prima, produção, armazém, promoção e distribuição. Isso permite:

* Planeje seus estoques
* Troca de produto de acordo com a temporada
* Planejar contratações de funcionários temporários
* Planejar compras por volume de matéria prima
* Planejar o tempo de manutenção para o equipamento
* Distruibuir durante o ano gastos e lucros de acordo com o planejamento de negócios da empresa
Finalmente, faz o seu negócio ser mais rentável do princípio ao fim.

http://go2.infor.com/scmbrasil/?WT.srch=1&cid=AMER-LA-BR-SCM-0610-BRAZILONLINEFY11-WILP1

___

Joseph:

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

Um sistema de gestão da cadeia de suprimentos tem como função integrar todos os processos de negócios, desde os fornecedores até o usuário final, reduzindo os custos operacionais e agregando valor ao cliente.
Consiste em coordenar o fluxo de material ou informação provido pelos fornecedores, evitando assim, por exemplo, a sobrecarga de estoque ou propondo melhoria no esquema de armazenagem dos produtos a fim de evitar que estes faltem.
Além de outros benefícios que um SCM pode trazer para uma organização, como o aumento da produtividade, também garante uma rapidez no serviço de entrega do produto ao cliente, uma vez que o estoque está bem equilibrado e, é importante ressaltar que um sistema de SCM também trabalha com serviços pós-vendas (recebimento de produtos entregues equivocadamente, ou que apresentam defeitos).
Está claro que, para uma empresa de varejo, um sistema de gestão para a cadeia de suprimentos irá beneficiar bastante provendo as vantagens mencionadas acima. No geral o que irá ocorrer é uma redução nos custos de produção.
Uma observação curiosa é que a idéia de um SCM segue fielmente alguns princípios do toyotismo (modelo de organização da produção japonês, surgido após a segunda guerra mundial, bastante moderno). O toyotismo sugere:
• Eliminação de desperdícios: seja de tempo, tarefas, pessoas, matéria-prima, estoque ou transporte.
• Just-in-time: não fabricar ou estocar sem necessidade, e sim sob demanda, visando reduzir os custos com armazenamento dos estoques e diminuir o tempo de fabricação de um produto.
• Controle de qualidade: busca dispor produtos de maior qualidade para o cliente.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.
Sabendo que a Oracle é líder em aplicações de cadeia de suprimentos, o sistema escolhido foi o Oracle Supply Chain Management (SCM).
O Oracle SCM fornece soluções específicas do setor baseadas nas melhores aplicações que abrangem desenvolvimento de produtos, gerenciamento de demanda, planejamento de vendas e operações, gerenciamento de transporte e gerenciamento de suprimento.
São algumas das características do produto:
• Permitir detectar, moldar e atender a demanda com o melhor gerenciamento de demanda do setor e planejamento de vendas e operações em tempo real.
• Fornecer o melhor gerenciamento de transporte global e suprimento do setor
• Oferece suporte à fabricação mista simplificada com sistemas de execução de fabricação integrados que satisfazem requisitos distintos e de processo
• Baseiam-se em uma arquitetura aberta, completa e baseada em padrões
• Fornece os melhores recursos do setor, incluindo gerenciamento de demanda, design de produtos, análise e otimização por meio de aquisições estratégicas como Demantra, Agile e 360Commerce.
• Visualiza toda a cadeia de suprimentos. Usando um modelo de dados unificado, as soluções Oracle asseguram que uma análise atualizada de todo o processo esteja disponível a qualquer momento – mesmo para estruturas com várias localizações e fluxos de trabalho complexos.
• Por fim, aperfeiçoa os fluxos de processos operacionais. Melhora o Customer Relationship Management (CRM), executa pedidos de produção em tempo real e integra fornecedores de serviços externos no fluxo de trabalho. Esta solução recorre a dados precisos e em tempo real para fornecer informação atualizada sobre preços e disponibilidade para os clientes e informação sobre pedidos recebidos pelo departamento de compras, pelo armazém, pela loja, contratados e por qualquer outro que necessite de usá-lo. Sendo assim é possível aperfeiçoar a sua cadeia de operações para aumento de rentabilidade e satisfação do cliente

Bom, aqui está praticamente a descrição de todos os recursos do sistema da Oracle, no entanto para evidenciar sua garantia de sucesso e qualidade, eis alguns prêmios conquistados pela solução SCM:
• Oracle ganha Prêmio "Melhor Sistema de Gerenciamento de Cadeia de Suprimento" escolhido pelos Leitores da Intelligent Enterprise 2007.
• Oracle ganha "Prêmio Software de Cadeia de Suprimento" da Supply Chain Asia Logistics 2007
• Oracle ganha Prêmio de Excelência em Cadeia de Suprimento como "Melhor Fornecedor de Software de Cadeia de Suprimento" organizado pela SCMLogistics World 2006
De fato, a solução da Oracle é bem conceituada em seu meio. Uma empresa com seu status e sobretudo compromissos, só pode fornecer boas soluções para uma empresa do ramo de varejo, assim como de qualquer outro ramo.

Fontes: http://www.oracle.com/br/solutions/scm/index.html
http://www.oracle.com/global/pt/pmes/business_solutions/supply_chain_management.html

Ass: José Antonio A. de Menezes

___

Discente: Thalita Nicolle

1º Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.
O sistema SCM auxilia nos problemas relacionados com as empresas, um dos exemplos está presente no setor da logística. Tornando esse setor mais eficiente e competitivo, fazendo com que o fluxo de materiais e informações entre o vendedor e o comprador torne-se mais agradável e eficiente.
Algumas vantagens desse sistema:

• Planejamento de demanda (previsão)
• Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
• Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
• Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
• Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
• Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
• Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.

Enfim, o sistema SCM é uma ótima ferramenta para a maior diminuição de custos, maior rapidez em entregas, maior aumento da produtividade e relacionamento em todo o processo de fornecedores, criadores, clientes. Melhor relacionamento da empresa em geral.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.

Nos dias que correm, é enorme a pressão no sentido de reduzir custos, aumentar a inovação e melhorar o serviço e tempo de resposta aos clientes. O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) facilita a colaboração, o planejamento, a execução e a coordenação de toda a rede da cadeia logística.
Muitas empresas já usaram o SAP SCM para melhorar seus processos operacionais e de negócios. Aliás, o SAP SCM é o único software de cadeia de suprimentos que possibilita que empresas adaptem seus processos de cadeia de fornecimento a um ambiente de concorrência em constante mudança.
O software SAP SCM possibilita redes de fornecimento adaptáveis ao oferecer à sua empresa capacidades de planejamento e execução para gerenciar operações empresariais, assim como tecnologias de coordenação e colaboração para essender estas operações além das fronteiras corporativas. Como resultado, a sua empresa pode atingir melhorias mensuráveis e sustentáveis com a redução de custos, aumentos nos níveis de serviços e ganhos de produtividade – levando a maiores margens de lucros.
O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) é o único software que traz uma gama completa de ferramentas e funções para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas e funções incluem:
• Planejamento — Possibilita modelar cadeias de fornecimento por meio do fornecimento de capacidades de planejamento abrangentes, incluindo o design da cadeia de fornecimento, planejamento de fornecimento e demandas, planejamento de produção e planejamento de transporte.
• Execução — Integra sistemas de planejamento, promessas, logística e transacional por meio do gerenciamento de materiais, execução de produção, promessa de pedidos, execução de transportes e gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID)
• Coordenação — Possibilita a você monitorar e analisar processos tanto dentro quanto fora de sua empresa ao permitir o gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento e o gerenciamento de desempenho da cadeia de fornecimento.
• Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça e atinja objetivos comuns de cadeias de fornecimento por meio de um planejamento colaborativo, previsões e reestoques, suporte a inventário gerenciado pelo vendedor e suporte a inventário gerenciado pelo fornecedor.

O SAP Supply Chain Management (SAP SCM) é o único software que traz uma gama completa de ferramentas e funções para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas e funções incluem:
• Planejamento — Possibilita modelar cadeias de fornecimento por meio do fornecimento de capacidades de planejamento abrangentes, incluindo o design da cadeia de fornecimento, planejamento de fornecimento e demandas, planejamento de produção e planejamento de transporte.
• Execução — Integra sistemas de planejamento, promessas, logística e transacional por meio do gerenciamento de materiais, execução de produção, promessa de pedidos, execução de transportes e gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID)
• Coordenação — Possibilita a você monitorar e analisar processos tanto dentro quanto fora de sua empresa ao permitir o gerenciamento de eventos em cadeias de fornecimento e o gerenciamento de desempenho da cadeia de fornecimento.
• Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça e atinja objetivos comuns de cadeias de fornecimento por meio de um planejamento colaborativo, previsões e reestoques, suporte a inventário gerenciado pelo vendedor e suporte a inventário gerenciado pelo fornecedor.

O SAD é mais um dos SCM’s muito bem sucedidos e aplicados em várias empresas.

Fontes: http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/featuresfunctions/index.epx

DISCENTE: Melquisedec S. Leite

1 - Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.
O SCM oferece grandes perspectivas de ganhos para quem o utiliza, na medida em que exista não somente um aumento de escala nos volumes transacionados entre os participantes, como também a transferência de tecnologias para as empresas menos desenvolvidas, de maneira a possibilitar custos operacionais menores e melhorias na qualidade dos produtos fabricados. No caso da empresa varejista citada, a ligação entre a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra permite reduzir gastos, oferecer um melhor serviço ao cliente e principalmente, resolver os problemas de estoque dessa empresa.
FONTE: http://www.frb.br/ciente/2005.2/BSI/BSI.GALHARDI&.F3.pdf

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.
O SAP SCM BRASIL - Facilita a colaboração, o planejamento, a execução e a coordenação de toda a rede da cadeia logística. O SAP oferece uma abrangente funcionalidade para suportar uma rede de cadeias de suprimentos adaptáveis e se integrar suavemente a softwares SAP e não-SAP, além de permitir que você acesse os conhecimentos e recursos de seus colegas, ajuste-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado e mantenha-se focado no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à sua empresa.
FONTE:http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx


DISCENTE: JULIO NATAN DE ANDRADE TENÓRIO

1- Analise como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) poderia ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

R-A utilização do SCM poderia ajudar em varias areas como na area de logística eliminação de desperdícios, redução de custos, custos operacionais menores, aumento de produtividade, e prazos de entregas confiáveis.

2- Pesquise na Internet ou em fontes bibliográficas um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar essa empresa.
O software SAP SCM — incluído no SAP Business Suite — oferece uma abrangente funcionalidade para suportar uma rede de cadeias de suprimentos adaptáveis e se integrar suavemente a softwares SAP e não-SAP.

O SAP SCM permite que você acesse os conhecimentos e recursos de seus colegas, ajuste-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado e mantenha-se focado no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à sua empresa.

Muitas empresas já usaram o SAP SCM para melhorar seus processos operacionais e de negócios. Aliás, o SAP SCM é o único software de cadeia de suprimentos que possibilita que empresas adaptem seus processos de cadeia de fornecimento a um ambiente de concorrência em constante mudança.

O software SAP SCM possibilita redes de fornecimento adaptáveis ao oferecer à sua empresa capacidades de planejamento e execução para gerenciar operações empresariais, assim como tecnologias de coordenação e colaboração para essender estas operações além das fronteiras corporativas. Como resultado, a sua empresa pode atingir melhorias mensuráveis e sustentáveis com a redução de custos, aumentos nos níveis de serviços e ganhos de produtividade – levando a maiores margens de lucros.

FONTE:http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/scm/index.epx